UM LIVRO DE

JEAN-MARCEL

​PÚBLICO

ADOLESCENTES E YOUNG ADULTS

A narrativa é rica em referências comuns aos jovens (escola secundarista, protagonistas adolescentes, inseguranças típicas da idade e paixões juvenis), tangenciando questões com as quais têm de lidar, tais como: padrão de beleza e sociedade do consumo. Tais elementos criam empatia com o jovem leitor, atraindo seu interesse.

AMANTES DE ARTE EM GERAL, PRATICANTES E APRECIADORES DE STREET ART

Ambientada numa turma praticante de street art, a narrativa desperta o interesse dos amantes da arte levando-os a se identificar com a trama.

​DIFERENCIAIS

TRANSPORTA O LEITOR PARA O UNIVERSO DAS CREWS, AS TURMAS PRATICANTES DE GRAFITE

Embora haja um interesse crescente pelo grafite, que tem saído gradativamente da marginalidade, ganhando o status de arte, o tema é ainda pouco explorado na literatura juvenil. Referências como o inglês Koboo, o misterioso Bansky ou os brasileiros "Os Gêmeos" são idolatrados pelos jovens do mundo todo. Fruto de mais de um ano de pesquisa, o livro aproxima o leitor desse universo, não só ao lançar mão do seu vocabulário e descrever suas técnicas, mas, sobretudo, por revelar a essência do que há por trás dos desenhos que, anonimamente ou não, estampam as paredes das cidades.

GLOSSÁRIO DO GRAFITE

Ainda que os termos e técnicas do grafite surjam no texto de forma natural, quase sempre explicadas pelo próprio personagem, no final do livro há um glossário, com suas definições.

CARACTERÍSTICAS

O QUE O LEITOR ENCONTRARÁ:

AVENTURA

ROMANCE

HUMOR

REFLEXÃO

CONHECIMENTO

ROMANCE AMBIENTADO NO UNIVERSO DAS TURMAS DE GRAFITE

CARACTERES

511.500 com espaço

ESTRUTURA

Prefácio

20 capítulos

+ Glossário

NARRATIVA

1a Pessoa

PROTAGONISTA

Menina de 15 anos.

APRESENTAÇÃO

O que há por trás de um grafite? Um protesto? Um desafio? Um grito de socorro?

 

Quando Nick resolveu se aproximar do Cauê, o garoto mais estranho da escola, não imaginava que sua vida viraria de cabeça para baixo. Superfã de desenhar, Nick sonhava acordada com castelos e princesas que criava nas folhas do caderno. Até o dia em que seguiu secretamente aquele garoto…

 

Na companhia da Rafa, melhor amiga, e de Matisse, seu gato gordo e preguiçoso, Nick mergulhará no universo clandestino do Cauê e seus amigos. Com eles, viverá uma aventura que vai fazê-la refletir sobre quem e o que realmente importa em sua vida, encarando não só a prova do Juízo Final, um desafio para o qual só os maiores wall writers do planeta são convidados, mas também perguntas sobre si mesma que nunca teve coragem de responder.

CURIOSIDADES

TÍTULOS DOS CAPÍTULOS

Os títulos dos capítulos sugerem uma típica história de princesa, que é exatamente o que a Nick, a protagonista, sempre sonhou viver. Contudo, a narrativa segue por outros caminhos, contradizendo velhos chavões. Seu mundo está longe de ser um reino encantando e Cauê, o garoto por quem se apaixona, em nada se parece com um príncipe em seu cavalo branco.

A CIDADE DE DESTERRO

A cidade fictícia de Desterro, onde se desenrola a maior parte da história, é inspirada em Florianópolis. E embora não guarde uma semelhança literal, o texto traz para a ficção paisagens e cenários reais. Assim, por exemplo, a famosa ponte velha passa a ser a ponte antiga e o Hotel Majestic adquire nova identidade como Hotel Monastic.

HOMENAGENS

Figuras conhecidas do mundo do grafite surgem como personagens coadjuvantes na história: o inglês Bansky, o "anônimo mais famoso do mundo", aparece como um dos juízes do Desafio de que eles participam. E os irmãos Paco & Tinho, membros da turma protagonista, são uma clara referência aos brasileiros conhecidos como "Os Gêmeos", só que mais jovens.

Leia os 2 primeiros capítulos

Parecer

Making off

QUANDO AS PAREDES FALAM

UM LIVRO DE JEAN-MARCEL